Boa noite,
Não o referi por lapso, mas, como é óbvio, os exercícios 1, 1.1. e 1.2. da página 90 não poderiam ser resolvidos sem o acesso ao respetivo ficheiro audio.
Por problemas técnicos, não é possível anexar a esta plataforma o respetivo ficheiro, contudo, segue a sua transcrição para poderem responder. A solução destes exercícios será apresentada na próxima segunda-feira, dia 23 de março.
Transcrição -
"Durante a estreia do circo Lin, o Joel assiste ao rapto de Jade, a jovem trapezista chinesa, filha do proprietário. O Jorge e a Joana, dois irmãos que frequentam a escola dele, também lá estão. O Joel quer ajudar a família Lin e o Jorge, que se sente estranhamente atraído por Jade, também. A Joana junta-se a eles (...). Segue-se uma investigação alucinante feita mais ou menos a par do intratável inspetor Cavadinhas, da Polícia Judiciária.
Em O Olhar do Dragão há uma história de amor, o enigma de um rapto e de um roubo impossíveis, a magia das lendas orientais... Porque tremem as pernas de Jorge quando está perto de Jade? Poderá Jade "voar" novamente em liberdade? E onde estão "os olhos do dragão", as duas pérolas a que se atribuem estranhos poderes?"
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Seguem-se agora as respostas às restantes questões pedidas.
Boa correção!!
"A rapariga voadora" - Álvaro Magalhães
3. b.
4. Jorge ficou "embasbacado" (l.12). A beleza da rapariga impressionou-o de tal modo que a irmã comentou que ele parecia ter ficado "hipnotizado" (l. 18). Aquilo que ele sentia deixou-o sem palavras.
5.1. Trata-se de uma descrição subjetiva, que revela a forma como Jorge vê a rapariga do cartaz. Veja-se, por exemplo, o emprego do adjetivo "linda" (l.13) e do advérbio "estranhamente" (l.13), que remete para uma opinião.
5.2. Comparação - " Como se fosse um pássaro. Ou um anjo." (l. 15).
Metáfora - "Um anjo (...) um anjo desorientado e um pouco triste. Um anjo perdido no ar." (ll. 16-17)
5.2.1. É a leveza de Jade que justifica as imagens do pássaro e do anjo, ambos seres alados (com asas).
6.1. Resposta livre
7. As aspas delimitam uma citação (l. 5 - as palavras de Joel) e as falas (pensadas) de Jorge. (ll. 16, 26 e 27).
Pág. 92 - Resumo (o 6º E já tinha este exercício corrigido)
Freddy Nock pertence a uma família ligada ao circo. Iniciou-se aos quatro anos como trapezista, no circo do pai. Ganhou vários prémios e quebrou vários recordes mundiais, integrando o Guiness Book of Records. É considerado o trapezista mais corajoso do mundo.
"Duelo de palavras" - Ana Maria Magalhães e Isabel Alçada
1. Palavras a assinalar
debate / argumento / opinião / troca de ideias / controvérsia
2. Resposta possível: uma troca de argumentos entre professora e alunos.
4. No final do intervalo grande, à porta da sala de aula, um grupo de alunos conversa sobre o problema que surgiu no ensaio de uma peça de teatro.
5.1. A continuidade do grupo de teatro da escola depende de como correr o ensaio seguinte e os alunos precisam de tempo para decorar os seus papéis.
5.2. ... porque treina a memória e o ouvido; ajuda a compreender melhor os outros (em português ou noutra língua); desenvolve a imaginação e a criatividade necessárias para falar uma língua estrangeira.
Nota importante: a anáfora (repetição de porque no último parágrafo) ajuda a organizar e a reforçar os diferentes argumentos.
6. a. "...todos os colegas o apoiavam, mesmo os que não pertenciam ao grupo de teatro." (ll. 13-14)
b. "Manel não se mostrava disposto a desistir sem luta." (ll. 27-28)
c. "...engatou um discurso que a todos surpreendeu." (ll. 29-30)