sexta-feira, 20 de março de 2020

"A minha vizinha" - Alice Vieira

Nota: este texto é muito bom e esta escritora tem obras publicadas altamente recomendadas para a vossa faixa etária, por exemplo: Chocolate à chuva e Rosa, Minha irmã Rosa
Caso possam, comprem ou requisitem. Boas leituras!!


1. e 1.1. Resposta livre.
2. Por exemplo: "meu" (l.1) , "minha" (l. 2), "consigo" (l. 3) , "olho" / "vejo" (l. 4); "(...) pudesse ser sua amiga, quem sabe se não teremos até o mesmo nome?" (ll. 12-13)
3.1. - A narradora estranha que, sendo ela e a senhora que ela vê a costurar da sua janela vizinhas, nunca se tenham falado nem nada saibam uma da outra.
4.a. Os quatro parágrafos apresentam uma frase interrogativa com a mesma construção: Como se explica que eu saiba... e não saiba ..., que permite contrastar o conhecimento de factos muito antigos com o desconhecimento de realidades bem presentes.
b. A associação do ponto de exclamação ao ponto de interrogação (!?) reforça a estranheza da narradora.
c. A anáfora da expressão Como se explica que... reforça o espanto da narradora pela descoberta que acaba de fazer: vê diariamente a vizinha e, no entanto, nada sabe sobre ela. 
5.1. Metáfora: "... as janelas dos prédios são assim uma espécie de gavetas de um móvel muito grande de que se perdeu a chave." (ll. 29-31). Ao identificar janelas com gavetas fechadas, a narradora reforça a ideia do desconhecimento que as pessoas têm umas das outras.
6. c.

Fiquem atentos!! no início da próxima semana serão postadas mais atividades!!
Obrigada pelas visualizações e pelo vosso feedback... fraquinho... Bom fim-de-semana!!
Boa noite,
Não o referi por lapso, mas, como é óbvio, os exercícios 1, 1.1. e 1.2. da página 90 não poderiam ser resolvidos sem o acesso ao respetivo ficheiro audio.
Por problemas técnicos, não é possível anexar a esta plataforma o respetivo ficheiro, contudo, segue a sua transcrição para poderem responder. A solução destes exercícios será apresentada na próxima segunda-feira, dia 23 de março.

Transcrição -
"Durante a estreia do circo Lin, o Joel assiste ao rapto de Jade, a jovem trapezista chinesa, filha do proprietário. O Jorge e a Joana, dois irmãos que frequentam a escola dele, também lá estão. O Joel quer ajudar a família Lin e o Jorge, que se sente estranhamente atraído por Jade, também. A Joana junta-se a eles (...). Segue-se uma investigação alucinante feita mais ou menos a par do intratável inspetor Cavadinhas, da Polícia Judiciária.
Em O Olhar do Dragão há uma história de amor, o enigma de um rapto e de um roubo impossíveis, a magia das lendas orientais... Porque tremem as pernas de Jorge quando está perto de Jade? Poderá Jade "voar" novamente em liberdade? E onde estão "os olhos do dragão", as duas pérolas a que se atribuem estranhos poderes?"                                                                        
                                                                                     www.wook.pt

Seguem-se agora as respostas às restantes questões pedidas.
Boa correção!!

"A rapariga voadora" - Álvaro Magalhães

3. b.

4. Jorge ficou "embasbacado" (l.12). A beleza da rapariga impressionou-o de tal modo que a irmã comentou que ele parecia ter ficado "hipnotizado" (l. 18). Aquilo que ele sentia deixou-o sem palavras. 
5.1. Trata-se de uma descrição subjetiva, que revela a forma como Jorge vê a rapariga do cartaz. Veja-se, por exemplo, o emprego do adjetivo "linda" (l.13) e do advérbio "estranhamente" (l.13), que remete para uma opinião.
5.2. Comparação - " Como se fosse um pássaro. Ou um anjo." (l. 15).
Metáfora - "Um anjo (...) um anjo desorientado e um pouco triste. Um anjo perdido no ar." (ll. 16-17)
5.2.1. É a leveza de Jade que justifica as imagens do pássaro e do anjo, ambos seres alados (com asas).
6.1. Resposta livre
7. As aspas delimitam uma citação (l. 5 - as palavras de Joel) e as falas (pensadas) de Jorge. (ll. 16, 26 e 27).

Pág. 92 - Resumo (o 6º E já tinha este exercício corrigido)


Freddy Nock pertence a uma família ligada ao circo. Iniciou-se aos quatro anos como trapezista, no circo do pai. Ganhou vários prémios e quebrou vários recordes mundiais, integrando o Guiness Book of Records. É considerado o trapezista mais corajoso do mundo.

"Duelo de palavras" - Ana Maria Magalhães e Isabel Alçada


1. Palavras a assinalar
debate  /  argumento /  opinião  /  troca de ideias  / controvérsia
2. Resposta possível: uma troca de argumentos entre professora e alunos.
4. No final do intervalo grande, à porta da sala de aula, um grupo de alunos conversa sobre o problema que surgiu no ensaio de uma peça de teatro.
5.1. A continuidade do grupo de teatro da escola depende de como correr o ensaio seguinte e os alunos precisam de tempo para decorar os seus papéis.
5.2. ... porque treina a memória e o ouvido; ajuda a compreender melhor os outros (em português ou noutra língua); desenvolve a imaginação e a criatividade necessárias para falar uma língua estrangeira.
Nota importante: a anáfora (repetição de porque no último parágrafo) ajuda a organizar e a reforçar os diferentes argumentos.
6. a. "...todos os colegas o apoiavam, mesmo os que não pertenciam ao grupo de teatro." (ll. 13-14)
b. "Manel não se mostrava disposto a desistir sem luta." (ll. 27-28)
c. "...engatou um discurso que a todos surpreendeu." (ll. 29-30)






quinta-feira, 19 de março de 2020


Boa tarde!!

Hoje é DIA DO PAI!

Escrevam uma mensagem ao vosso, dizendo-lhe o quanto o amam... 

https://images.app.goo.gl/kN7B4bPtjd3s2twT9

terça-feira, 17 de março de 2020

Mantenham-se em contacto!!  Coloquem as vossas dúvidas, caso surjam.


Tarefas lançadas hoje:

Vamos continuar a seguir as propostas do nosso manual de português:
-       Texto “A rapariga voadora” – ler e interpretar - pp. 90 e 91;
-       Rever características do resumo (pág. 93);
-       Texto “Duelo de palavras” – ler e interpretar - pp. 94-95 e ex. 6 da pág. 96;

-       Texto “A minha vizinha” - ler e interpretar – pp. 98-99.



       Ir resolvendo os exercícios do caderno de atividades dos conteúdos gramaticais já abordados, a título de revisão 

-       Passo a indicar as páginas do Caderno de Atividades (para ir resolvendo, até ao final das férias da Páscoa):

4, 5, 6, 7, 8, 9 , 10, 11, 12, 13, 14, 15, 16, 17, 18, 19, 20, 22, 23, 24, 25 (só ex. 16 e 17), 27, 28, 30, 31, 32, 33, 34, 36, 37, 38, 39, 40, 41, 42, 43 e 44.